Setor Serviços
Panorama do Setor dos Serviços em Portugal...
De um modo geral o setor dos serviços tem demonstrado uma boa resiliência e recuperaçã...
30 Novembro 2024
De um modo geral o setor dos serviços tem demonstrado uma boa resiliência e recuperação significativa no pós-pandemia, com uma crescente digitalização e inovação como de crescimento. É um setor essencial para a estabilidade e crescimento sustentável do país.

As Tendências no Setor dos Serviços.

Digitalização e Tecnologia

Digitalização e automação com IA são ferramentas que estão a ser amplamente implementadas, especialmente nos serviços bancários, atendimento ao cliente, marketing e logística. Estas tecnologias são um forte apoio que permitem reduzir custos operacionais e a melhorar a eficiência e personalização dos serviços.

Muitos serviços têm migrado para plataformas online, viabilizando uma maior conveniência e alcance. O crescimento do e-commerce e da entrega de bens e serviços on-demand transformou sectores como o retalho, alimentação e também no setor imobiliário.

A preocupação sobre a cibersegurança, também se faz presente, sobretudo no setor financeiro e bancário, por serem áreas geradoras de muitos dados com matéria sensível, e de forte exigência do Regulamento Geral de Proteção de Dados.

Sustentabilidade e Responsabilidade Social

Os consumidores e as empresas estão cada vez mais sensibilizados para o impacto ambiental do comércio e serviços que consomem e prestam, nas mais variadíssimas áreas. Isto inclui a adoção de práticas ecoeficientes, tais como a utilização de energias renováveis, a redução de resíduos, e uma abordagem mais responsável em termos de recursos naturais.

É visível uma atitude positiva perante a transparência das empresas, estas tendem a adotar uma atitude proativa para a própria sociedade e comunidade em que estão inseridas. Estas práticas têm uma influência positiva nos consumidores e nos investidores.

Personalização e Experiências 

Proporcionar experiências no cliente tornou-se um verdadeiro foco, promovendo-se assim uma personalização dos serviços, adaptados às necessidades individuais de cada indivíduo. Os setores do turismo, saúde e bem-estar, e educação e até o imobiliário tendem a investir fortemente em tornar as suas ofertas de acordo com as preferências dos seus avatares.

É espectável que as experiências se façam tanto nos canais digitais como nos físicos, onde os serviços financeiros, retalho e telecomunicações são propensos a esses canais com uma comunicação própria, fluida e coerente.

Desafios e Oportunidades no Setor dos Serviços em Portugal

A escassez de talentos e de profissionais qualificados

O setor dos serviços, a par de todos os outros setores, enfrenta um sério desafio no que respeita à escassez de profissionais qualificados, sobretudo na área da tecnologia, especialmente na IA, cibersegurança e análise de dados. Sendo a educação e a formação profissional fundamentais para solucionar este desafio. A retenção de talentos é também uma preocupação das empresas, estas promovem novas estratégias de retenção destes profissionais, através da oferta de melhores benefícios e um eficiente desenvolvimento de carreiras.


Concorrência Internacional e Globalização

A facilidade de acesso a serviços internacionais e a presença das multinacionais em Portugal, tem gerado cada vez mais uma concorrência cada vez mais aguerrida. Por este motivo as empresas estão a focar os seus serviços de nicho personalizados de forma a competir com os grandes players globais.


Regulamentação e Compliance

A regulamentação está em constante adaptação, especialmente no que respeita à proteção de dados, práticas fiscais e de políticas laborais, mas também a sustentabilidade. É uma das preocupações das empresas, estarem em conformidade com o RGPD e o quadro normativo em geral, sobretudo no âmbito do Direito da União Europeia, esta é um caminho essencial para as empresas, de modo a operarem de forma segura e eficiente.


O Futuro da setor dos serviços

Parece ser nítido que o crescente e contínuo desenvolvimento das tecnologias digitais, proporcione um incremento substancial nos diversos ramos do setor dos serviços. O uso da IA e de Big Data vem fortalecer a tomada de decisões fundada em algoritmos e dados, permitindo a otimização dos serviços existentes e a criação de muitos outros. Os serviços da saúde, bem-estar e sustentabilidade são propensos a uma maior procura.

Emerge a integração de tecnologias como o blockchain para as financeiras, e de práticas de Environment, Social and Governance (ESG), deve permanecer a  moldar o setor, oferecendo uma inovadora gama de serviços éticos e sustentáveis alinhados com as expectativas do consumidor contemporâneo.


Posicionamento Estratégico das Empresas

Para as empresas prestadoras de serviços, como o BOM SUCESSO REAL ESTATE GROUP, a adaptação a estas mudanças e tendências é essencial para manter uma vantagem competitiva. Apostar nas tecnologias inovadoras, na personalização do atendimento e a transparência nas práticas de negócio são atitudes essenciais para se destacar no mercado cada vez mais rigoroso e globalizado.

Este estudo pretende evidenciar a necessidade de estratégias ágeis, com foco na digitalização, sustentabilidade e experiência no setor dos serviços em Portugal.


Fontes: Banco de Portugal, INE, Eurostat, Deloitte e PwC